Instituto de Olhos de Goiânia utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Estrabismo

Também chamado de vesgo ou olho torto, é uma anomalia dos olhos em que eles perdem o paralelismo entre si. Estrabismo é quando há a perda do paralelismo entre os olhos. Popularmente, os indivíduos estrábicos recebem o nome de “vesgos”.

Agendamento de consultas, exames e cirurgias para você ter acesso fácil aos serviços do Instituto.

Sobre o procedimento

Existem três formas de estrabismo:
Convergente: é o tipo mais comum, é quando o desvio de um dos olhos é para dentro;
Divergente: o desvio de um dos olhos é para fora;
Verticais: é quando um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro.

Essas formas podem apresentar-se de três maneiras:

- Constantes: o desvio de um dos olhos é permanentemente observado, e são denominados monoculares quando é sempre o mesmo olho, e alternativas quando o desvio alterna entre um olho e outro.

- Intermitentes: nesse caso, há alternância de alinhamento e desvio, sendo mais freqüente nos estrábicos divergentes.

- Latentes: são vistos apenas durante a realização de testes ao exame de motilidade ocular.

A verdadeira causa desse problema não é conhecida, na maioria das vezes. Sabe-se que os desvios oculares podem ter causa genética. No entanto, o estrabismo pode surgir em indivíduos que não apresentam histórico familiar do desvio. Hipermetropia exacerbada pode ser uma das causas de estrabismo. Como os movimentos oculares são comandados pelo cérebro, indivíduos com problemas neurológicos frequentemente apresentam estrabismo.

Os sintomas e os resultados do estrabismo são diferentes conforme a idade que surgem e o modo como se manifestam. Durante os seis primeiros meses de vida de um indivíduo, ocorre o desenvolvimento da visão, sendo os dois primeiros os de maior plasticidade sensorial. Nos casos do estrabismo que surgem antes dos seis anos de vida, apresentam um mecanismo de adaptação que faz com que haja supressão da imagem que surge no olho desviado, sendo assim, o indivíduo que se tornou estrábico dentro desse período não apresenta visão duplicada. Dentro dessa situação, no caso do estrabismo monocular, haverá redução da visão (ambliopia) do olho desviado.

Independente da idade, os indivíduos com estrabismos latentes (forias) sofrerão de cefaléias devido ao esforço realizado na tentativa de manter os olhos alinhados. Outra conseqüência do estrabismo é o torcicolo, denominados de torcicolos oculares, pois, para utilizar melhor ambos os olhos, o indivíduo gira ou inclina a cabeça para uma determinada direção.

O estrabismo é corrigido através do uso de óculos ou cirurgia e protetor ocular. Nos casos de estrabismo que não são corrigidos com óculos, é realizado o tratamento cirúrgico. Quando há a possibilidade de correção com óculos, recebem o nome de estrabismo acomodativo e está relacionado, geralmente, com a necessidade de correção do grau de hipermetropia. Apenas os tipos de desvios latentes e intermitentes é que apresentam a possibilidade de serem auxiliados com exercícios ortópticos. Como há a possibilidade de perda da visão e também implicação da manifestação de outras doenças, os pacientes com estrabismo devem ser examinados por um médico (oftalmologista) quando há a suspeita de desvio ocular.

Cuidar da saúde dos olhos é muito importante.

AGENDE SUA CONSULTA!


Preencha o formulário a seguir e entraremos em contato para agendar seu exame

Diferenciais da clínica


TRADIÇÃO E RECONHECIMENTO

O Instituto é pioneiro no segmento de clínicas de diagnóstico e tratamento oftalmológicos conta com equipe médica especializada e referência na área, equipamentos modernos e funcionários altamente capacitados para que todos os diagnósticos e tratamentos sejam executados com precisão e qualidade.

ATENDIMENTO HUMANIZADO E DEDICAÇÃO

Oferecemos um cuidado digno e um atendimento apropriado para cada paciente, mantendo sempre o compromisso de zelar pela saúde. Mesmo oferecendo modernidade e resultados rápidos, prezamos muito a relação com nossos pacientes e atenção com as pessoas. Somando a alta tecnologia e atendimento humanizado.

DIAGNÓSTICOS PRECISOS

A medicina e a ciência se unem para desenvolver técnicas avançadas e o Instituto de Olhos está sempre em busca de inovações para obter os diagnósticos mais assertivos e indicar o melhor tratamento para os seus pacientes. O nosso compromisso e fazer com que os pacientes tenham acesso a tratamentos cada vez mais modernos.

EQUIPAMENTOS MODERNOS

Prezamos pelo diagnóstico mais assertivo e rápido para que o paciente adquira o melhor tratamento possível. Por isso, investimos em alta tecnologia e na modernidade de nossos equipamentos, sempre pensando no compromisso do Instituto de Olhos de Goiânia com a excelência nos diagnósticos e na saúde de seus pacientes.

A seguir você confere uma lista de convênios que trabalhamos


VER TODOS OS CONVÊNIOS
Para pacientes particulares trabalhamos com uploads/originais/cartoes.png

Agendamento de consultas, exames e cirurgias para você ter acesso fácil aos serviços do Instituto.