Instituto de Olhos de Goiânia utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Córnea e superfície ocular

A córnea é uma membrana que junto ao cristalino, nos ajuda a focalizar um objeto. A córnea trata-se de um disco transparente, circular que se localiza na região anterior do globo ocular dos vertebrados. Essa estrutura, em associação com a esclera, origina a túnica fibrosa do olho.

Agendamento de consultas, exames e cirurgias para você ter acesso fácil aos serviços do Instituto.

Sobre o procedimento

Dentre algumas características da córnea, estão o fato de não ser pigmentada, de ser avascular, de apresentar epitélio não queratinizado, de conter fibras nervosas amielínicas e de apresentar formato convexo que possibilita que a mesma desempenhe importantes funções ópticas.

Quando em corte transversal, é possível observar que a córnea divide-se em cinco regiões distintas:

- Epitélio corneano anterior;
- Membrana de Bowman;
- Estroma;
- Membrana de Descemet;
- Epitélio posterior ou endotélio.
- Epitelio Corneano Anterior


O epitélio corneano anterior é do tipo estratificado pavimentoso não queratinizado, composto por quatro a seis camadas celulares. Representa aproximadamente 10% da espessura total da córnea e possui alta capacidade regenerativa. Este epitélio apresenta diversas terminações nervosas livres, o que elucida o fato da córnea apresentar alta sensibilidade.

Dentro de sete dias as células do epitélio anterior são renovadas (período necessário para que ocorra a mitose). As células mais superficiais dessa camada da córnea apresentam microvilosidades mergulhados num fluído protetor que contém lipídios e glicoproteínas.

Observa-se nesta camada uma superfície lisa e brilhante, fato que certifica o seu poder refratário. Funciona como uma barreira que impede a perda de líquidos e a penetração de microrganismos.

Membrana de Bowman
A membrana de Bowman encontra-se abaixo do epitélio corneano anterior. Trata-se de uma membrana homogênea e relativamente espessa composta por finas fibras de colágeno e proteoglicanas organizadas em todas as direções. Constitui uma formação altamente resistente, que contribui no reforço da estrutura da córnea.

Estroma
O estroma é composto por variadas camadas de fibras colágenas orientadas paralelamente. Todavia, a direção dessa orientação muda de uma camada para a outra, compondo vários ângulos. É comum de ocorrer a passagem de algumas fibras de uma camada para a outra, mantendo as camadas firmemente unidas.

Membrana de Descemet

Esta membrana recobre toda a superfície do estroma, apresentando uma camada anterior próximo ao estroma e uma camada posterior próxima ao endotélio.

Epitélio Posterior (Endotélio)

Quando há perda das células endoteliais, as células remanescentes migram em direção à área lesionada, visando preencher o espaço que sofreu lesão, aumentando seu tamanho (polimegatismo) e também alterando a sua forma (pleomorfismo). Esses mecanismos são responsáveis pelo reparo endotelial, uma vez que a mitose das células endoteliais adultas é vagarosa e míngua.

Cuidar da saúde dos olhos é muito importante.

AGENDE SUA CONSULTA!


Preencha o formulário a seguir e entraremos em contato para agendar seu exame

Diferenciais da clínica


TRADIÇÃO E RECONHECIMENTO

O Instituto é pioneiro no segmento de clínicas de diagnóstico e tratamento oftalmológicos conta com equipe médica especializada e referência na área, equipamentos modernos e funcionários altamente capacitados para que todos os diagnósticos e tratamentos sejam executados com precisão e qualidade.

ATENDIMENTO HUMANIZADO E DEDICAÇÃO

Oferecemos um cuidado digno e um atendimento apropriado para cada paciente, mantendo sempre o compromisso de zelar pela saúde. Mesmo oferecendo modernidade e resultados rápidos, prezamos muito a relação com nossos pacientes e atenção com as pessoas. Somando a alta tecnologia e atendimento humanizado.

DIAGNÓSTICOS PRECISOS

A medicina e a ciência se unem para desenvolver técnicas avançadas e o Instituto de Olhos está sempre em busca de inovações para obter os diagnósticos mais assertivos e indicar o melhor tratamento para os seus pacientes. O nosso compromisso e fazer com que os pacientes tenham acesso a tratamentos cada vez mais modernos.

EQUIPAMENTOS MODERNOS

Prezamos pelo diagnóstico mais assertivo e rápido para que o paciente adquira o melhor tratamento possível. Por isso, investimos em alta tecnologia e na modernidade de nossos equipamentos, sempre pensando no compromisso do Instituto de Olhos de Goiânia com a excelência nos diagnósticos e na saúde de seus pacientes.

A seguir você confere uma lista de convênios que trabalhamos


VER TODOS OS CONVÊNIOS
Para pacientes particulares trabalhamos com uploads/originais/cartoes.png

Agendamento de consultas, exames e cirurgias para você ter acesso fácil aos serviços do Instituto.