Instituto de Olhos de Goiânia utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Blog do Instituto

Cuidar da saúde dos seus olhos é muito importante!
Pensando nisso, trouxemos uma série de conteúdos sobre a visão e questões oftálmicas para você entender melhor sobre os procedimentos e doenças que afetam os olhos. Confira a seguir as notícias e dicas que trouxemos.

Agendamento de consultas, exames e cirurgias para você ter acesso fácil aos serviços do Instituto.

Você sabia que os olhos envelhecem? É preciso ter cuidado precoce com os olhos.

Você sabia que os olhos envelhecem É preciso ter cuidado precoce com os olhos.
COMPARTILHE

Com o passar dos anos vamos envelhecendo, assim como nosso corpo as estruturas oculares também vão sofrendo alterações, por esse motivo as pessoas da terceira idade vão apresentando algum tipo de problema de visão, partindo dos mais simples até os mais avançados. 

Por isso, recomenda-se que se faça um tratamento precoce frequente com um oftalmologista para saber como anda a saúde dos olhos, pois a partir dos 40 anos se começa a perceber a perda do foco.

Após os 60 anos algumas doenças podem surgir como a catarata, glaucoma e até diabetes. Sendo que alguns fatores externos também podem contribuir no aceleramento na perda de visão. Como por exemplo fumar, raios solares, má alimentação, e até fatores hereditários.  

Um dos problemas que podem surgir após os 60 anos de idade são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e a retinopatia diabética.   

 

Catarata

 

A catarata é uma doença que afeta o cristalino, uma lente natural dos olhos, que vai perdendo a visão gradativamente, recomenda-se uma cirurgia de correção, para que seja colocada uma lente artificial. 

Sintomas da catarata: visão embaçada, é como se houvesse uma película branca que impossibilita a visão e aumenta a sensibilidade na luz.

 

Glaucoma

 

O glaucoma é uma doença bastante silenciosa, pode-se passar anos sem apresentar alguns sintomas. O glaucoma afeta o nervo óptico que é provocado devido à elevação   da pressão intraocular. O Glaucoma é uma doença que não tem cura, causando até cegueira caso não seja tratada adequadamente. 

Sintomas do Glaucoma: é difícil perceber o glaucoma, mas possuem alguns sinais para se ficar atento: sensibilidade a luz, aumento dos olhos, nebulosidade frontal do olho.

 

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

 

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) provoca na região central da retina uma visão embaraçada, é preciso realizar um tratamento com vitaminas e injeções fotocoagulação a laser, caso não for realizado o tratamento logo a visão pode ficar interrompida. 

Sintomas da DMRI: os sintomas são a aparição de uma mancha no centro do campo visual, que pode se desenvolver para manchas escuras na visão central.

 

Retinopatia diabética

 

A diabetes é uma doença que afeta alguns órgãos inclusive os olhos, já que os diabéticos possuem maior possibilidade de ter a retinopatia diabética. É preciso realizar um acompanhamento da doença por profissionais. 

Alguns dos Sintomas da retinopatia diabética que podemos destacar são: visão embaçada, visão noturna danificada, perda de visão central ou periférica.

 

Conclusão

 

Por isso é importante ir frequentemente ao oftalmologista para acompanhar a saúde dos olhos, manter uma alimentação equilibrada, não fumar, fazer a ingestão de vitaminas e minerais. Sendo que algumas dessas doenças podem ser revertidas, caso for descoberta no início, menos o glaucoma, que é uma doença que é realizada apenas o controle preventivo da doença.  

 

Categorias

Dicas Notícias