Instituto de Olhos de Goiânia utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Blog do Instituto

Cuidar da saúde dos seus olhos é muito importante!
Pensando nisso, trouxemos uma série de conteúdos sobre a visão e questões oftálmicas para você entender melhor sobre os procedimentos e doenças que afetam os olhos. Confira a seguir as notícias e dicas que trouxemos.

Agendamento de consultas, exames e cirurgias para você ter acesso fácil aos serviços do Instituto.

Sabia que a alimentação influência nos cuidados da visão

Sabia que a alimentação influência nos cuidados da visão
COMPARTILHE

A alimentação saudável é de suma importância para manter o funcionamento do nosso corpo. Você sabia, que a alimentação também influência no funcionamento dos olhos e da nossa visão. Por isso é importante consumir alimentos ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais, além dos ácidos graxos. 

Um dos meios de se evitar a degeneração macular relacionada à idade é investir em uma boa alimentação no decorrer dos anos. A vitamina E que está presente em alimentos como ovos e folhas verdes é um ótimo antioxidante, que atua a favor das células da mácula, ou seja, que se encontra na parte central da retina.  Já a vitamina D, que está presente no leite, peixe e outros, conduz o oxigênio neste mesmo local. 

Continue a leitura para saber quais alimentos fazem bem para a visão! 

 

Qual a alimentação ideal para preservar minha visão?

 

Os antioxidantes naturais são uma ótima opção para reduzir os riscos de catarata e degeneração muscular, veja alguns exemplos de antioxidantes: frutas vermelhas, abacaxi, mamão e frutas cítricas.  

A vitamina A ajuda a combater a cegueira, confira alguns alimentos: brócolis, ovos, leite, abóbora. Já a vitamina C contribui na prevenção do glaucoma, os alimentos incluídos são o tomate, morango, laranja e limão. 

O zinco em conjunto com a vitamina A, contribui a reduzir o risco de degeneração macular avançada, o zinco está presente em alimentos como amendoim, leite integral e camarão. 

 

Alimentos inimigos da visão

 

Um dos maiores inimigos seja da visão ou de qualquer parte do corpo é o açúcar. Pessoas com diabetes e continuam fazendo o uso de açúcar podem adquirir a retinopatia diabética, onde a glicose no sangue fragiliza os vasos sanguíneos oculares. 

É preciso ter cuidado, pois o açúcar está presente em alguns tipos de alimento, como molhos, temperos, biscoitos, massas, entre outras. Por isso é sempre importante conferir os ingredientes e optar por alimentos naturais. 

 

Alguns outros cuidados importantes você precisa ter com a saúde dos olhos

 

Além de fazer consumo de uma alimentação saudável para garantir aos olhos os nutrientes que eles precisam, também é necessário adotar alguns cuidados, que em conjunto vão contribuir para prevenção de doenças que afetam a visão ou podem levar a perda gradativa.  

Lembrando que todas as partes do nosso corpo precisam estar funcionando tanto de forma individual como em conjunto, para que todo o organismo funcione perfeitamente. Vamos listar alguns cuidados que todos devem ter para manter a visão sempre saudável, não só a visão, mas o seu corpo.  

 

Atividade Física

 

A atividade física é essencial para nosso corpo, é sempre recomendado por todos os médicos, pois os exercícios físicos contribuem a metabolizar os nutrientes, eliminar toxinas, e a controlar o peso corporal. Os exercícios físicos contribuem para o controle de doenças como diabete e colesterol alto, que são doenças que podem afetar a visão. 

 

Faça higienização dos olhos 

 

No ar possuem diversos agentes contaminantes que fazem mal aos nossos olhos, por isso sempre é importante fazer a higienização dos olhos, pois podem causar irritações e alergias. Lembrando que não é só pelo ar que podem estar presente as impurezas, presentes em cosméticos, ar seco, que são prejudiciais à saúde dos olhos. 

As doenças inflamatórias mais comuns são as conjuntivites e doenças nas pálpebras, que se não forem cuidadas podem gerar complicações nos olhos.  Com a pandemia da corona vírus reforçou ainda mais a importância de higienizar os olhos. 

 

Evite coçar os olhos 

 

Os motivos são os mesmos relacionados à importância de se higienizar os olhos, sendo que ao coçar os olhos podemos levar impurezas dos dedos para os olhos. Sendo que os agentes externos podem causar inflamações, que podem se tornar problemas mais sérios.  

 

Lembre-se sempre de piscar

 

Com o uso de telas como celular e computador, tornou-se comum algumas pessoas reclamarem do olho seco. Deixando claro que não é devido a luz emitida por esses aparelhos, mas porque as pessoas acabam piscando menos, devido ao fato da lubrificação dos olhos não ser realizada da forma correta. 

Por isso, é importante ficar atento se os olhos não estão ressecados, ou se há desconforto visual ou até dor de cabeça, se sim procure um oftalmologista. 

 

Evite fumar 

 

Fumar só prejudica a saúde, sendo que as toxinas do cigarro afetam a circulação sanguínea, incluindo na região ocular, causando problemas como catarata, e até doenças mais graves. Além de que a fumaça pode irritar e secar os olhos, provocar coceiras, irritação, além de que, pessoas que fazem o uso de lentes de contato podem ser ainda piores. 

 

Conclusão

 

É muito importante consultar periodicamente um oftalmologista para se ter acompanhamento e complementação dos cuidados a respeito da visão. Algumas pessoas só procuram o especialista quando percebem algum problema persistente. 

É fato que uma alimentação saudável e praticar aquelas dicas vão fazer uma grande diferença para a saúde do corpo e principalmente dos seus olhos. Por isso, é importante seguir as dicas para cuidar da saúde do corpo em si. 

Se você gostou dessas sugestões, compartilhe essas informações com seus amigos para que todos aprendam a importância de se cuidar melhor dos olhos! 

 

 

 

Categorias

Dicas Notícias